segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ANIVERSÁRIO DO BLOG!!!

A comemoração do aniversário do Blog do Erivelcro será dia 28 (sexta) ou 29 (sábado) em Lins*. Que dia fica melhor pra você? Dê sua opinião nos "comentários".

*Lugar Incerto e Não Sabido

27 comentários:

Bárbara * disse...

adorei o Lins !

pra mim todo dia é dia !
mas sexta é sexta ! - umas 21h

podia ter um amigo da onça

Bárbara * disse...

ou sabado a tarde com direito a piscina... seria melhor ainda

Blog do Erivelcro disse...

amigos da onça terão muitos...
mas não sei se são do tipo que vc está pensando. Você pode me dizer o que é 'amigo da onça' na sua concepção?

Patrick disse...

É Malamem, acho que o local acabará sendo decidido por vc.

Numa próxima oportunidade posso alugar umas churrasqueiras no clube Cota Mil, mas dessa vez não dá.

Eu prefiro sábado... mas se for sexta ta de boa!

Ah, muita gente fala de piscina.. eu acho que é legal.. mas quantos vão utilizá-la?

Gostei da ideia da Báááárrrrrrbara... se é que entendi o que ela quis dizer!

Anônimo disse...

Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.

'O Amigo da Onça é um personagem criado por Péricles de Andrade Maranhão (14 de agosto de 1924 - 31 de dezembro de 1961) e publicado pela primeira vez na revista O Cruzeiro em 23 de outubro de 1943.

Satírico, irônico e crítico de costumes, o Amigo da Onça aparece em diversas ocasiões desmascarando seus interlocutores ou colocando-os nas mais embaraçosas situações.'

Anônimo disse...

AMIGO DA ONÇA

A piada é da velha guarda - mas não tão antiga assim - e certamente há de ser lembrada por muita gente. Diz ela que o caçador mentiroso descrevia para um grupo de amigos as situações perigosas com que se defrontara ao longo de sua carreira de matador de bichos. Em uma dessas passagens ele fora acuado por uma onça faminta quando não dispunha de nenhuma arma para se defender, e muito menos de um caminho por onde pudesse escapulir, e por isso o recurso que usou foi o de dar um berro tão forte, mas tão forte, que a fera assustou-se com o barulho, pulou para trás e fugiu apavorada. Um dos presentes não se conteve, deu uma risadinha de mofa e comentou que aquela história era difícil de ser engolida, mas o caçador não perdeu a ponta da meada, ficou aparentemente indignado e retrucou com cara séria: “Afinal de contas, você é meu amigo ou amigo da onça?”.

Foi essa anedota - ou outra a ela assemelhada - que inspirou o cartunista Péricles de Andrade Maranhão (Recife, 14.08.1924 - Rio de Janeiro, 31.12.1961) na criação do Amigo da Onça, cuja lembrança se mantém viva até hoje. Péricles fez grande sucesso nos anos 40 e 50. Mudando--se para o Rio de Janeiro em 1942, começou sua carreira nos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, com "As aventuras de Oliveira Trapalhão”, apresentadas na revista Cigarra. Em outubro de 1943 a revista O Cruzeiro iniciou a publicação das histórias do Amigo da Onça, que se transformaria em um dos personagens mais populares do país.

Dono de personalidade atormentada, o sucesso conquistado fez com que ele passasse a odiar sua criação, pois era sempre citado como "O criador do Amigo da Onça". Apesar de obscurecido pela criatura, Péricles continuou ilustrando suas histórias semanalmente, por 17 anos ininterruptos, até suicidar-se na noite de 31 de dezembro de 1961, em seu apartamento no Rio de Janeiro, abrindo o gás. Antes do ato extremo ele fixou na porta um cartaz onde escrevera: "não risquem fósforos". Sobre o falecido, assim se manifestou o poeta Carlos Drummond de Andrade: "A solidão do caricaturista seria talvez reação contra a personagem, que o perseguia, que lhe era necessária e que lhe travara os meios de comunicar-se e comungar com outros seres".

A revista O Cruzeiro surgiu no final dos anos 20, tendo sua primeira publicação em 10 de novembro de 1928. Patrocinada pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand, O Cruzeiro é considerada a principal revista ilustrada brasileira do século XX, sendo responsável por toda uma reformulação técnica e estética no meio jornalístico. Foi tremendamente importante na introdução de novos meios gráficos e visuais na imprensa brasileira, citando entre suas inovações o foto-jornalismo e a inauguração das duplas constituídas por repórter e fotógrafo, sendo a mais famosa delas a formada por David Nasser e Jean Manzon que nos anos 40 e 50 fizeram reportagens de grande repercussão. Cobrindo o suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954, a revista atingiu a impressionante tiragem de 720.000 exemplares - até então, o máximo alcançado fora a marca dos 80.000 (fonte: Wikipédia).

Nos anos 60 O Cruzeiro entrou em declínio com o desuso de suas fórmulas e o surgimento de novas publicações como Manchete e Fatos & Fotos. O fim da revista deu-se em julho de 1975, com a consagração definitiva do instantâneo meio televisivo, o que acarretou o fim do império dos Diários Associados, de Chateaubriand.

Mas a passagem do tempo não ofuscou a lembrança do personagem de Péricles, pois ele se manteve vivo na memória popular. Tanto que continua sendo lembrado até hoje para denunciar aquele indivíduo que se dizendo amigo, não passa, na verdade, de um sujeito falso e hipócrita, do qual é sempre conveniente guardar-se uma distância conveniente.




FERNANDO KITZINGER DANNEMANN

'Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.'

Patrick disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Isso é que é uma sabedoria "Ctrl C, Ctrl V"

Anônimo disse...

Isso é que não ter ATITUDE e
querer opinar se escondendo em
anonimato. Isso me dá náuseas.

' JÁ SEI QUEM É 'A DESPEITADA' ' (o)

Blog do Erivelcro disse...

Todas as contribuições são bem-vindas, desepeitada.

Anônimo disse...

Lugar incerto e não sabido???
Queria que lá tivesse uma escada com degráus para que possamos subir pra cima e quando quiser, voltar atrás e descer pra baixo.
Bom seria que a piscina tivesse agua e fosse bem perto para que possamos ir andando com as pernas até ela e megulhar dentro.
Espero que o sol esteja no céu se for de dia e, se for a noite, que a lua esteja lá.
Estou pensando aqui com minha cabeça e teclando com meus dedos... espero que não caia nenhuma chuva molhada também.

Katiana Assunção disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrick disse...

Hehehe.. o sujo falando do mau lavado!!

Calama ai "despeitada"!
calma ai "........"!

É blogueiro.. lugar incerto e não sabido soou meio estranho..

Blog do Erivelcro disse...

soou sim, mas para os neófitos...
quando eu estiver com mais paciência eu faço uma nota sobre o "Lins", abs

Blog do Erivelcro disse...

Anônimo, quer uma gemada??

Patrick disse...

Peço permissão pra Despeitada pra poder copiar e colar aqui no blog o que significa neófito, segundo o Dicionário Aurélio Séc XXI..

Neófito
[Do gr. neóphytos, pelo lat. neophytu.]
S. m.
1. Na Igreja primitiva, indivíduo recentemente convertido ao cristianismo.
2. Aquele que recebeu ou acabou de receber o batismo: "uma pequena multidão de neófitos, ainda na candidez das vestes próprias da Iniciação, mas cheios de promessas" (Nestor Vítor, A Crítica de Ontem, p. 25).
3. Noviço (1).
4. Indivíduo admitido há pouco em uma corporação.
5. P. ext. Principiante, novato: É neófito em filologia

Anônimo disse...

Uma gemada com gemas?

Patrick disse...

hahahaha...

Patrick disse...

ah, aposto que a despeitada conseguiria colocar a definição de neófito sem copiar e colar.. é ou não é?

Bárbara * disse...

heheheheh carma gnt !

ha o amigo da onça eh amigo secreto mas a diferença eh nos presentes e na hora de um tomar do outro =P (povo sem cultura)

Katiana Assunção disse...

huhu!

o blog tá bombando. ;P~

Anônimo disse...

Patrick (ou PATI)
esse foi o melhor comentário que vc já fez

Blog do Erivelcro disse...

sim, Anônimo! pequenas gemas redondas e azuis

Katiana Assunção disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Erivelcro disse...

Sabia que o tal "amigo da onça" da Bárbara tinha algo regional... obrigado pelo esclarecimento!

Bárbara * disse...

onça - norte - amazonia

huahauha

... disponha

Blog do Erivelcro disse...

na realidade, eu só quis dizer que o seu "amigo da onça" nada tinha a ver com o "amigo da onça" do anônimo... pelo menos não em lato senso
bj