quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Paulo Gusmão, cadê o questionário??

O Blog do Erivelcro prometeu publicar neste espaço as respostas às principais questões para a prova de Ciência Política, mas o Paulo Gumão até hoje não mandou...
Por favor, entupam a caixa de mensagens de nosso simpaático gordinho (paulogusmao@uol.com.br) com a cobrança:

"PAULÃO, cadê, pô!!!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Em baixa...

As conversas paralelas durante as aulas estão atrapalhando muito o entendimento das matérias. Vamos tentar controlar o blá, blá, blá... tá pegando muito mal.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Agenda da Semana

Segunda-feira:
- IED - Continuação da explicação sobre o filme "Os miseráveis", de Vitor Hugo (exibido na aula de reposição do dia 24/22);

Terça-feira:
- Revisão para a prova de Ciência Política

Quarta-feira:
- IED.

Quinta-feira:
Ciência Política - Prova;

Sexta-feira
Aleluia, irmão!! É feriado Dia do Evangélico.

Questionário de Ciência Política para a Prova

Em breve, aqui no Blog do Erivelcro, você encotrará as respostas-base da prova do professor Badanhan.

domingo, 25 de novembro de 2007

Revisão Para a Prova de Sociologia

respostas reunidas na aula de reposição do professor Marco Affonso Passos Franco, em 24/11

1- Existe diferença entre ciência e senso comum? Qual?
Sim. A ciência se caracteriza pela investigação e busca do aprimoramento do conhecimento. Já o senso comum é subjetivo, permeado pela cultura, impressões e sentimentos de quem o produz.

2 -Quais são as fases do método científico?
Observação, registro, análise, predição e controle.

3 – Qual é o objeto da sociologia?
O objeto de estudo da sociologia são as relações humanas, a sociedade, os fatos sociais, suas origens, sua motivação, suas conseqüências e as possíveis formas de intervenção.

4 – O que é contato social, como se realiza e quais os seus principais tipos?
O contato social é a relação e se realiza por meio da necessidade que as pessoas têm em conviverem e dividirem experiências. Seus principais tipos são os contatos primários e secundários.

5 – Explique as principais forma de isolamento social.
Funcional, psíquico, hábitos e costumes.

6 – Conceitue os principais processos sociais.
Cooperação, competição conflito, acomodação e assimilação.

7 – O que são grupos sociais e quais são os principais tipos?
São conjunto de pessoas que se entendem e se percebem como grupo e estão envolvidas em torno de objetivos comuns, segundo suas normas e valores. São classificados como “grupos de dentro” e “grupos de fora”.

8 – O que são grupos formais e informais nas organizações?
Os grupos formais são aquele formados pela própria organização, como por exemplo a divisão interna de departamentos e divisões. Já os informais são aqueles formados por meio da relação de amizade e convívio entre as pessoas.

9 – O que é coesão grupal e quais as suas conseqüências?
É o nível de entrosamento e união entre os integrantes de um grupo. Essa coesão pode melhorar a identificação entre seus componentes, além de aumentar o rendimento de suas atividades (produtividade).

10- O que são normas de grupo e quais as suas conseqüências no trabalho?
São metas de desempenho criadas para controlar seu próprio funcionamento e o de seus membros.

11 – O que é papel social?
São os papéis e funções desempenhados pelas pessoas na sociedade.

12- Conceitue organização, segundo uma abordagem sistêmica.
É um sistema de atividades formado para a produção de bens e serviços.

13 – Comente: “Uma organização poderá ter ou não fins lucrativos; porém, terá que ser produtiva”.
Independentemente de obter ou não lucros, as organizações devem ser produtivas para a garantia de sua sobrevivência.

14 – Uma organização é um sistema aberto ou fechado? Explique.
É um sistema aberto porque interage com inúmeras forças do ambiente e capta, dentre outras coisas, recursos que serão necessários à produção de bens e serviços.

15 – Comente: “Os objetivos organizacionais são formados à partir de demandas do ambiente sobre a organização.”
Sim. Essas demandas, dentre outras, são: cobranças, ameaças, a concorrência, etc.

16 – Dê exemplos de fatores do ambiente interno/externo que influenciam as atividades de uma organização.
Internos: políticas, normas, treinamento e motivação (...)
Externo: clientes, concorrência, governo, legislação, sindicatos (...)

17 – Qual a diferença entre eficácia e eficiência?
Eficácia é a força que produz o resultado desejado. Já a eficiência é a qualidade de poder se produzir bons resultados.

18 – Qual a diferença entre status adquirido e status produzido?
Atribuído é aquele que não é escolhido pelo indivíduo e não depende de si próprio: ex. Irmão caçula, filho de operário. Jà o adquirido é aquele que depende das qualidades pessoais do indivíduo e de sua capacidade e habilidades. ex. casamento, atletas, etc.

19 – O que são relações de intercâmbio entre as pessoas e as organizações?
Concessão de benefícios (incentivos) da organização para o empregado como forma de incentivar a produção.

20 – Qual a diferença entre cultura, subcultura e contracultura?
Cultura são as manifestações que caracterizam o comportamento de uma sociedade.
Subcultura é uma outra cultura que existe dentro de uma cultura maior.
Contracultura são atuações divergentes da cultura vigente.

21 – O que é etnocentrismo?
A tendência que o indivíduo tem de ver e avaliar seu grupo como ideal e, portanto, melhor que o dos outros.

22 – O que é socialização e como se desenvolve?
É o processo de ajustamento da pessoa em sociedade. Ele se desenvolve por meio das interações sociais do indivíduo como o meio.

23 – O que são conflitos? São bons ou ruins para a organização?
São, basicamente, divergências de opiniões entre as pessoas. Seus resultados podem ser bons ou ruins, dependendo da forma como é administrado.

24 – Existe diferença entre chefia e liderança? Se afirmativo, qual?
Sim. A chefia é uma indicação formal para um cargo de confiança. Já a liderança é adquirida por meio da convivência e dos sentimentos (admiração, por exemplo) dos demais.

25 – Dê três exemplos de comportamento discriminatório na sociedade.
Racismo, machismo, intolerância religiosa (...)