sexta-feira, 18 de abril de 2008

MEC assina acordo com escolas para fechar 14 mil vagas

da Revista Consultor Jurídico, 18/04/2008
Mais 22 cursos de Direito assinaram termo de compromisso com o Ministério da Educação para reduzir 14,2 mil vagas. As escolas também concordaram em tomar medidas para corrigir deficiências de ensino.
Funcionam no pais mais de 1.100 escolas de Direito. De acordo com o OAB, em 2006 havia uma oferta de cerca de 230 mil vagas nestas escolas, das quais 33% não haviam sido preenchidas. Isso significa que as vagas que estão sendo eliminadas, nunca foram ocupadas na prática.
A iniciativa é mais uma fase do processo de supervisão iniciado pelo MEC em outubro do ano passado. (Leia mais)

Brasil é 'superpotência, agora com petróleo', diz Economist

da BBC, 18/04/2008

A revista semanal britânica The Economist afirmou em artigo publicado nesta quinta-feira que o Brasil é uma "superpotência econômica" e que possivelmente o país pode virar uma potência de petróleo.No editorial intitulado Uma superpotência econômica, e agora com petróleo também, a revista afirma que "há motivos para se acreditar que a potência econômica da América do Sul de 190 milhões de habitantes está começando a fazer a diferença no mundo".
A revista diz que a comparação do crescimento do Brasil com a forte expansão chinesa é "enganosa", já que a China é um país mais pobre. "É muito mais difícil para um país de média renda, como o Brasil, crescer neste ritmo", diz a revista.Além do editorial, o Brasil também é destaque em outros dois artigos da edição desta semana da revista.
No texto Os prazeres do tédio, a revista diz que o Brasil cuidou dos três maiores problemas que causaram a crise dos anos 1980: inflação, dívida e democracia.
Já no artigo intitulado Mais recompensa, a revista diz que as informações de que o Brasil teria descoberto mais petróleo devem gerar grande alegria no governo.No entanto, a revista alerta que a possível "receita extra (do petróleo) pode acentuar ainda mais as fraquezas da economia brasileira - que inclui um real forte e um setor público superestimado".

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Momentos

Aula Interessante dá nisso

ZZZZzzzzzz.....

Antropologia: O créu e suas implicações para o homem moderno

Contribuição enviada pela Sandra

"Bom dia, colegas!
Transcrevo o exercício deixado pelo Professor Sulivan, de Antropologia, para que seja entregue na próxima aula, dia 23/04/08. Um ótimo dia à todos..."

CULTURA E SEUS SIGNIFICADOS

- A cultura tem uma lógica própria e uma certa descontinuidade em relação à natureza, uma certa autonomia e da ao homem características de comportamento que vão além do comportamento animal.

- A cultura é um sistema que ordena o pensar, mas também o agir, o modo de relacionar-se de seus participantes e também os valores que justificam tudo isso.

- Cada cultura tem um ritmo próprio de reprodução, de conservação e de mudança, uma dinâmica.

- Toda e cada cultura tem seu próprio e singular valor, toda cultura proporciona aos seus membros o sentido de ser e estar no mundo.

A partir destas informações elabore um texto sobre o que é cultura, para você.

OBS: O trabalho deverá ser feito em grupo, com o máximo de 5(cinco) membros, e está relacionado ao texto que está disponível no setor de Reprografia, na Pasta do Prof. de Antropologia.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

O fim das dinastias na Unb?

O Globo de hoje publicou matéria do repórter Demétrio Weber na qual o reitor pro tempore da UNB, Roberto Aguiar, promete o fim das "dinastias na universidade". Será que é isso mesmo que vai acontecer? Não acredito. É preciso lembrar que o principal articulador da chegada de Aguiar à cadeira foi o ex-reitor da universidade, o atual senador Cristovam Buarque (PDT-DF), de quem é um antigo aliado.
Aliás me permitam fazer um pequeno resgate da história: Aguiar foi secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro no governo Benedita da Silva. Era ele o mandante da pasta à época do assassinato do jornalista Tim Lopes por traficantes do Complexo do Alemão, caso de repercussão nacional.
Aguiar assumira o mesmo posto no governo Cristovam anos antes. Era ele o chefe da Segurança Pública do DF durante a malfadada "Operação Tornado", que ficou nacionalmente conhecida como "o massacre da Estrutural". Nem ele, nem o agora senador foram incriminados pelas investigações da Polícia Civil feitas à época.
Voltando à UNB, não dá para esquecer que o grupo que alçou o ex-reitor Timothy Mulholland - aquele que é acusado de usar dinheiro destinado à pesquisa na reforma e decoração de seu apartamento funcional -, foi o mesmo que manteve Cristovam na reitoria (e seus sucessores nos últimos anos) . Desta vez, o grupo obteve novo êxito ao levar Aguiar ao cargo, com a tutela do Ministério da Educação e a articulação forte de Cristovam nos bastidores.
Mesmo de dentro do parlamento Cristovam está sempre ligado à rotina da universidade que comandou. Foi ele dos primeiros a assumir discurso em defesa de Timothy da tribuna do Senado após a eclosão dos escândalos na instituição. Posteriormente, diante da repercussão negativa do caso na mídia e da invasão de estudantes à reitoria da UNB, mudou seu posicionamento e aconselhando-o a se afastar, de novo da tribuna. Timothy atendeu de pronto.
Diante disso, será mesmo esse o fim das "dinastias"?
Torcendo a favor, vamos aguardar o resultado do novo projeto de gestão que Aguiar pretende levar à instituição. Com o mesmo interesse, aguardemos também o resultado das apurações - que ele promete - serão feitas nos contratos com as fundações.

Do Correio Braziliense de hoje

"Protesto na Unieuro
Na noite de ontem, 150 estudantes do curso de direito do Centro Universitário Unieuro fizeram uma manifestação em frente à reitoria do câmpus da Asa Sul, na Avenida das Nações. Na pauta de reivindicações, mais qualidade no ensino jurídico, segurança no estacionamento e limpeza nas salas de aula e banheiros da instituição. “Os estudantes da UnB foram uma inspiração. O estacionamento é pura lama e há muitos furtos de veículos. Além disso, o ensino deixa a desejar”, afirmou o aluno Luís Carlos de Moura, 27 anos, um dos líderes do movimento. Recebidos pelo reitor Luiz Cury, às 20h, os alunos — que pagam R$ 1 mil de mensalidade — saíram com a promessa de que o corpo docente do curso de direito será aprimorado e de que o estacionamento receberá iluminação e seguranças. Presente à reunião, o coordenador do curso de direito, Estênio Ribeiro, afirmou que a discussão foi democrática e que, de agora em diante, haverá encontros quinzenais entre direção e estudantes."

Frase da noite

"Dalyane, cadê a noite de Brasília?"
Dos amigos curiosos sobre as demais fotografias

A pergunta que não quer calar

Cadê o Serial Killer?

terça-feira, 15 de abril de 2008

Comentou, assinou!

Para evitar problemas e reclamações, reiteramos que só serão publicados no Blog do Erivelcro os comentários que estiverem devidamente assinados. Pode até ser um condinome, desde que possibilite a identificação futura do leitor.

Alunos de Direito apresentam reclamações ao Reitor

contribuição enviada pela Rejane, a *Rê*

'Gente, fiquei sabendo hoje, por intermédio de uma aluna de Direito da Unieuro que vai ter o "DESAGRAVO REPÚDIO" no auditório. Será realizado às 19hrs/19h30min e os estudantes de direito irão reclamar de tudo que há de errado com o curso, bem como com as instalações da faculdade. Vai ter aula normal, porém, quem quiser passar lá está convidado.'

Do Blog: Seria interessante se alguns integrantes de nossa turma se dispusessem a participar de tal encontro, até mesmo para representar nossos interesses.

Calendário de provas e trabalhos atualizado

contribuição enviada pela Dina Bezerra

DATAS PARA ENTREGA DE TRABALHOS/DATAS PROVAS

TEORIA CONSTITUCIONAL
PROVA: 24/04 – entregar trabalho individual, impreterivelmente no dia da prova
Trabalho: Questões:
a) Diferença entre Constituição, Constitucionalismo, Poder Constituinte e Direito Constitucional
b) Diferença entre Constituição material e formal.

ECONOMIA
PROVA: 25/04
Entregar trabalho uma semana antes – Data de entrega: 20/06/08

DIREITO INTERNACIONAL
PROVA: 28/04 (questão valendo 8 pontos será sobre o filme Rambo 3)
Trabalho: resenha filme escolhido ENTREGAR 19/05

HERMENÊUTICA
PROVA: 29/04
Entregar trabalho (dupla) sobre o filme “O segredo de Vera Drake” dia 22/04

METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROVA: 30/04
Fichamento para entregar dia 23/04 – data limite
Humberto Eco, Como se faz uma tese

ANTROPOLOGIA
PROVA: 30/04

Mulheres procuram

colaboração enviada pela Danny
LEIAM COM ATENÇÃO.... Foi provado, após acompanhamento de vários casos, que toda mulher precisa de dois homens: um em casa e outro fora de casa. Para entender, é muito simples: O marido cuida da parte financeira, paga as contas dos filhos, da esposa e da casa. O outro cuida de você.
marido fala dos problemas, das contas a pagar, das dificuldades do dia. O outro fala da saudade que sentiu de você durante a sua ausência. O marido compra uma roupa nova para ir a um compromisso de trabalho. O outro tira essa mesma roupa só pra você.
O marido dorme com aquela camiseta velha e de cueca (as vezes até de meia). O outro dorme completamente nu, abraçadinho a você. O marido reclama das coisas que tem que consertar em casa. O outro te recebe no apartamento onde tudo funciona perfeitamente.
O marido telefona pra casa e fica perguntando o que tem que comprar no açougue, no supermercado, padaria e etc. O outro telefona só pra dizer que comprou um champgne que você vai adorar.
O marido reclama do chefe, do trabalho, do cansaço de acordar cedo. O outro reclama a sua ausência e os dias que fica sem te ver. Bem, você vai me perguntar : - Por que não trocar o marido pelo amante? Pelo simples fato de que o amante, se for viver com você, passará para o papel de marido e logo, logo, você precisará arrumar outro.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Trabalho para entregar na 4ª-feira, 23/4

METODOLOGIA CIENTÍFICA
Fichamento: Humberto Eco, Como se faz uma tese
Entrega dia 23/04.

nota atualizada às 10h do dia 15/04

Cheia de charme


"Quando a vi
Logo ali, tão perto
tão ao meu alcance
Tão distante, tão real
Tão bom perfume
Sei lá!"

À meia-noite...


Enquanto a cidade dorme, a velha maldição volta a perturbar nosso colega. Tomado por um mal súbito, ele se contorce, rebola e urra até tornar-se novamente o "Vampirinho"...

Vacina contra o câncer


colaboração enviada pela Sandra Haeser (a Hard Hair)

"Já existe vacina contra alguns tipos de câncer. Foi desenvolvida por cientistas brasileiros, mostrando-se eficaz em 80% dos casos, tanto no estágio inicial como em fase mais avançada da doença. A vacina é fabricada utilizando-se um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente.
Em 30 dias está pronta e é remetida para o médico oncologista do paciente. Os cientistas desenvolveram a vacina no Hospital Sirio Libanês - Grupo Genoa (telefone 0800-7737327).

Se preferirem, visitem o site
VACINA CONTRA O CÂNCER
e obtenham maiores informações a respeito. "

domingo, 13 de abril de 2008

Metodologia Científica e Hermenêutica empatam

As disciplinas Metodologia Científica e Hermenêutica têm os professores com os piores desempenhos em sala de aula. Esse foi o resultado da última enquete realizada por este blog ao longo da semana passada. Elas receberam cada uma 15 votos, dos 47 dados pelos leitores. Em segundo lugar empataram Antropologia e IEDII com cinco votos cada, seguidos por Direito Internacional e Teoria Constitucional (3) e Economia (1).

A pedidos

Para não dizerem por aí que o Blog do Erivelcro só publica
fotos de mulheres, taí o Padu com seus atributos.. . viram meninas??