quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Relíquias de Dom Bosco chegam a Brasília na entrada do Ano Novo

 

A comunidade católica do Distrito Federal aguarda com grande expectativa a chegada das relíquias de Dom Bosco, santo protetor dos jovens, que ocorrerá no próximo dia 2, às 16h30, no Núcleo Bandeirante, na Paróquia São João Bosco, e será recepcionada com queima de fogos de artifício.

As relíquias, dispostas em uma urna, são compostas por uma imagem de cera do santo revestida com os paramentos usados por ele quando em vida, além da mão de Dom Bosco, conservada numa caixa.

Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815 e faleceu a 31 de janeiro de 1888, em Turim, Norte da Itália, onde fundou, em 1854, a Ordem Salesiana, destinada a proteger e educar as crianças pobres na Europa, África e Américas. O religioso foi canonizado a 1º de abril de 1934.

O padre Nivaldo Luiz Pessinati, diretor-executivo da Ordem Salesianos do Brasil, informou que, após a recepção do Bandeirante, as relíquias serão levadas para o Santuário Dom Bosco, na 702 Sul, lá permanecendo até as 17h do dia seguinte, com visitação pública. Retornam à Paróquia São João Bosco, onde ficam até o dia 4.

Do Bandeirante, as relíquias seguirão para Silvânia/GO e ficarão no Brasil até 22 de fevereiro, passando por Cuiabá, Recife e Manaus. Depois, serão levadas para a Venezuela.

As relíquias saíram de Turim e já percorreram a Argentina, o Chile, Uruguai e Paraguai. Passarão pelo Brasil e por 130 países até 2015, ano do bicentenário de nascimento de Dom Bosco.

Em 30 de agosto de 1883, Dom Bosco teve um de seus famosos sonhos:

Entre os paralelos de 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: ´...Quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível...´

Ele sonhara com o espaço onde, 77 anos depois, foi construída a cidade de Brasília, capital do Brasil.

A 31 de dezembro de 1956, antes mesmo do início da construção do Plano Piloto, ficou pronta a Ermida Dom Bosco, às margens do Lago Paranoá, exatamente na passagem do paralelo de 15º (Com www.infobrasilia.com.br).

Maiores informações com o Padre NIVALDO LUIZ PESSINATI – Diretor Executivo dos Salesianos do Brasil (telefone 61.81340639 e 3214.2300). 

 



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um pouco de Drummond

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustăo.
Doze meses dăo para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovaçăo e tudo começa outra vez,com outro número e outra vontade
 de acreditar,que daqui para diante vai ser diferente."
(Carlos Drummond de Andrade)

O Barquinho

(por Nara Leão)