sexta-feira, 25 de abril de 2008

Juiz solta hackers, mas exige que leiam obras clássicas

Jovens acusados de roubar senhas pela internet terão de apresentar resumo à Justiça
Primeiras obras são de Graciliano Ramos e Guimarães Rosa; juiz também os proibiu de freqüentar casas de prostituição e lan houses
da Agência Folha
Para conceder liberdade provisória a três jovens detidos sob a acusação de praticar crimes pela internet, um juiz federal do Rio Grande do Norte determinou uma condição inédita: que os rapazes leiam e resumam, a cada três meses, dois clássicos da literatura.As primeiras obras escolhidas pelo juiz Mário Jambo, 49, foram "A hora e a vez de Augusto Matraga", conto de Guimarães Rosa (1908-1967), e "Vidas Secas", de Graciliano Ramos (1892-1953).
Os acusados Paulo Henrique da Cunha Vieira, 22, Ruan Tales Silva de Oliveira, 23, e Raul Bezerra de Arruda Júnior, 30, foram liberados no dia 17, após nove meses presos por envolvimento na Operação Colossus, da Polícia Federal. A operação, deflagrada em agosto de 2007, investiga uma suposta quadrilha que roubava senhas bancárias pela internet. Foram cumpridos 29 mandados de prisão no Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Paraíba.
Ao conceder a liberdade provisória aos três jovens, o juiz listou 12 condições, como não freqüentar casas de prostituição, lan houses e salas de bate-papo virtual. Jambo, que há três anos atua como juiz federal, disse que a Justiça precisa sair da "mesmice".Três condicionantes se relacionam à educação dos acusados: freqüentar instituição de ensino, comprovar presença e aproveitamento nas aulas, ler e resumir os textos indicados.
Os três rapazes aceitaram as condições e já estão soltos. Como os jovens são peritos em internet, o magistrado determinou que os relatórios sobre as obras deverão ser feitos pelos jovens de próprio punho.Sobre a escolha das obras de Ramos e Rosa, o juiz destacou o caráter educativo. "Nada como ler um "Vidas Secas" para perceber o que é vida dura, o que é necessidade de dinheiro."Segundo Jefferson Witame Gomes Júnior, advogado de Oliveira, seu cliente ainda não se matriculou na faculdade, mas já comprou os livros. "a decisão [judicial] foi uma forma de integrá-los à sociedade e uma redenção, porque já não há educação no Brasil. Uma decisão dessas favorece jovens a utilizar a inteligência para fins positivos."

Hoje, provas de Economia e IED II

comentário nosso:

"Se tudo der certo, nós estamos f..."

Respostas ao simulado de Economia

RESPOSTAS
1 – Economia é a ciência social que estuda o melhor aproveitamento dos fatores de produção para o atendimento das necessidades humanas com recursos escassos.

2 – Terra (recursos naturais, insumos, matéria prima), Trabalho (mão–de-obra, recursos humanos, qualificação da mão-de-obra) e capital (riqueza, maquinas, investimentos.,conjunto de bens e serviços)

3 – Capital,
Terra
Capital

4 – Recursos limitados X necessidades ilimitadas

5 – Economia positiva trabalha com o que é. Fato, generalização, previsões concretas
Economia Normativa:trabalha com o que deveria ser feito, padrões éticos, sociais, valores, previsões futuras, à longo prazo.

6 – O que e quanto? – levantamentos de desejos e necessidades.
Quem e como? – como produzir para certo público
Pra quem? – foco da produção

7 – mercado
Planejada
Mista
Planejada
Mercado
Mista

8 – Curva que mostra diversas possibilidades de produção com recursos escassos

9 – É o que a empresa perde ou deixa de ganhar por não optar pela melhor possibilidade de produção

10 –
a) (gráfico)_
b) 50
c) 25

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Aniversário da Danny é hoje

comentário/convite enviado pela Danny
"Comemoração do meu niver amanhã na Sabatash*, quem quiser ir me dá o nome que eu coloco nome na lista, Bjooooooooooooooooooooooooooooooooo"


* Alguém sabe onde é o tal Sabatash????
PS: com ou sem Sabatash, comemoraremos hoje no Bloco E. Antes , durante e depois das aulas.

É hoje...

Prova de Teoria Constitucional com direito a consulta de apostilas e/ou livros. Paralelamente haverá a entrega de trabalho (esse sim) individual no qual deverão estar respondicas as seguintes questões:

a) Qua é a diferença entre Constituição, Constitucionalismo, Poder Constituinte e Direito Constitucional?
Constituição é o ato de constituir, de firmar; o modo pelo qual se constitui uma coisa, um ser vivo, um grupo de pessoas; organização, formação
Constitucionalismo - movimento iniciado apartir das constituições escritas e rígidas dos Estados Unidos da América, em 1787.
Poder Constituinte- manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado.
Direito Constitucional - ramo que estuda as normas que estruturam o Estado.

b) Qual a diferença entre Constituição material e formal?

Material - regras constitucionais reunidas ou não em um único documento.

Formal - existe por meio de um documento formal estabelecido pelo poder constituinte originário.

(nota atualizada às 15h39)

Para descontrair

TAXISTA NOVATO

Uma senhora pegou um táxi e indicou a direção do seu hotel. O taxista ficou calado durante todo o percurso, até que a senhora resolveu fazer uma pergunta e tocou em seu ombro. Ele gritou, perdeu o controle do carro e quase provocou um acidente.
A senhora virou-se para o taxista e disse:
- Você estava dirigindo tão bem! Como é que quase tem um treco por causa de um simples toque no ombro?
- Não me leve a mal, mas esse é o meu primeiro dia como taxista.
- E o que o senhor fazia antes disso?- Perguntou ela.
- Eu fui, por 25 anos, motorista de carro funerário.

Transferência para o Campus da Asa Norte

reproduzimos aqui material recebido por e-mail da colega Jamile Ribeiro Macêdo Monteiro

"Prezados Colegas,
Em contato com a Secretaria Acadêmica da Faculdade fui informada de que quem tiver interesse em transferir o curso para o Campus Asa Norte que formalize o pedido, pois há possibilidade de formar turma de 3º semestre ainda neste ano. No caso específico da nossa turma pode ser uma única listagem, mas é preciso que se tenha uma justificativa plausível.
Um abraço"

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Ocupação é um problema

Poxa! Na semana de provas ninguém comenta as notinhas do Blog?? Magoei!

Bye, bye rottweiler!




Diante da insistência da turma na realização de um churrasco em sua casa (localizada num luxuoso condomínio de Brasília) nosso colega Márcio Fischer, mais conhecido como "o rottweiler" resolveu abandonar a faculdade de Direito. Trancou sua matrícula na noite de ontem enquanto um seleto grupo de alunos ainda apresentava seu trabalho de Hermenêutica (né?). Oficialmente, alegou que não estava "aguentando mais" tentar conciliar a vida com os estudos. Afirmou pretender retornar no próximo semestre. Será que isso vale uma enquete?

Semana Pauleira

Quarta : Metodologia - entregar resumo do livro do Umberto Eco, Como se faz uma tese. (Obtivemos uma versão em espanhol Como se hace uma tesis doctoral, vê se ajuda!)
Antropologia: Trabalho em grupo (cinco pessoas) sobre apostila do Mércio Pereira, Cultura e seus significados (as questões sobre o texto foram publicadas em nota mais abaixo)

Quinta: Teoria Constitucional - prova e entrega de trabalho (as questões foram publicadas em nota anterior)

Sexta: Economia - Prova
IEDII - Prova

terça-feira, 22 de abril de 2008

Questão para o trabalho de Hermenêutica

Esta é a questão que deve ser respondida no exercício a ser entregue nesta terça-feira (22) na aula de Hermenêutica Jurídica sobre o filme 'O Segredo de Vera Drake':
"a) se você fosse o juiz, à época, você condenaria Vera Drake? E se os fatos acontecessem hoje, como você agiria?
obs: Examine a questão livremente, considerando que os seus estudos ainda não alcançaram o estágio penalístico; "
EM TEMPO: do ponto de vista do conselho editorial do Blog do Erivelcro, os elementos para uma boa resposta ao questionamento acima estão contidos na própria apostila. Basta uma leitura mais atenta.
(atualizado às 16h21)