quarta-feira, 30 de abril de 2008

RevisANDo a Metodologia Científica


•REVISÃO
•Metodologia do Trabalho Jurídico
•Profa. Alane Leal
•Metodologia - é o conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento. Estuda os caminhos do saber.
•Ciência - latim ‘Scire’, o que significa conhecer, ou ainda ‘scientia’ que significa sabedoria.
•Senso Comum - São subjetivos, isto é, exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra. Tendem a estabelecer relações de causa e efeito entre as coisas ou entre os fatos: “onde há fumaça, há fogo”; “quem tudo quer, tudo perde”.
A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade.
A leitura (Ana Miranda)
•O que dá vida (na leitura) é o que acontece na mente do leitor.
•A leitura da estrutura do texto nos ensina a organizar nosso pensamento.
•Exercício de raciocínio — garantia de amadurecimento intelectual.
•Síntese pessoal: reelaboração pessoal da mensagem, com discussão e reflexão pessoais.
•Diretrizes para leitura (Severino)
DELIMITAÇÃO DA UNIDADE DE LEITURA
•a leitura de um texto, quando feita para fins de estudo, deve ser feita por etapas
•de refazer o raciocínio global do livro, reduzindo a uma forma sintética
•assinalar todos os pontos passíveis de dúvida e que exijam esclarecimentos que condicionam a compreensão da mensagem do autor
Fichamento - Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
•O fichamento é uma atividade através da qual o acadêmico registra e/ou resume de maneira sucinta uma aula, ensaio, artigo, obra, dissertação ou tese. O fichamento, portanto, consiste em registrar resumidamente o conteúdo/análise/observações/indagações sobre a leitura realizada.
•RESUMOS
•Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo.
•Em geral um bom resumo deve ser:
•Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários
•Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto
•Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas.
•Resumo: Destaca os pontos principais de um texto.
•Síntese: Capacidade de abreviação. Objetividade no quer se dizer ou escrever. Resenha: A narração escrita ou falada detalhadamente dos fatos
•O resumo tem várias utilizações. Isto significa também que existem vários tipos de resumo.
•RESENHA/ RECENSÃO
•Consiste na leitura, resumo, crítica e formulação de um conceito permeado por juízos de valor feitos pelo autor da resenha.
•Exemplo 01 citação bibliográfica - citação direta, com mais de 03 linhas] Segundo a Secretaria de Estado de Educação e a Gerência de Aceleração da Aprendizagem, o Programa de Aceleração da Aprendizagem (1999, p. 75) possui três grandes objetivos:
•Exemplo 02 citação direta bibliográfica com até 03 linhas Citação com mais de quatro linhas, dentro do texto.
Durkheim define que a educação é “a ação exercida pelas gerações adultas”(Apud Pereira e Foracchi, 1967, p. 42). [modelo citação direta – até 03 linhas] - Revejam o modelo de citações.
•Exemplo 02 citação direta bibliográfica com até 03 linhas Citação com até 03 linhas, dentro do texto.
As características da "educação militar compartilhada pelos homens e mulheres espartanas" são tão conhecidas que não vale a pena perdermos tempo em descrevê-las (PONCE, 1994, p.37).
Autor em CAIXA ALTA, data, página
•Citação indireta = paráfrase
Durkheim (1999) diz que cada sociedade, considerada em um momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos, de modo geralmente irresistível, sendo, difícil ministrar uma educação fora dos padrões vigentes.
• Reveja modelo citações.
•Conceito sobre a norma de Referência BibliográficaConceito sobre a norma de Referência Bibliográfica
•Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte do trabalho.
•É uma lista em ordem alfabética dos diversos tipos de documentos citados no trabalho. Esta lista é obrigatória na finalização do trabalho, pois através dela se comprova as fontes citadas (SANTOS, 2000).
São considerados essenciais numa indicação bibliográfica os seguintes elementos.
1.Autor; 2.Título da obra; 3. Edição;
4.Local de publicação; 5.Editora; 6.Ano da publicação
KANITZ, Stephen. Volta às aulas. Ponto de Vista, revista Veja. 1636 ed. nº 07, São Paulo: Abril, 16.Fev.2000. (p.21).

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