(de Patativa do Assaré)
Vai ele a trote, pelo chão da serra,
Com a vista espantada e penetrante,
E ninguém nota em seu marchar volante,
A estupidez que este animal encerra.
Muitas vezes, mnahos, ele se emperra,
Sem dar uma passada para diante,
Outras vezes, pinota, revoltante,
E sacode o seu dono sobre a terra.
Ma contudo! Este bruto semn noção,
Que é capaz de fazer uma traição,
A quem quer que lhe venha na defesa,
É mais manso e tem mais inteligênciua
Do que o sábio que trata de ciência
E não crês no Senhor da Natureza.
Antônio Gonçalves da Silva, dito Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará. É o segundo filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Foi casado com D. Belinha, de cujo consórcio nasceram nove filhos. Sua vasta obra sobre a simplicidade da vida sertaneja rendeu-lhe tornar-se um dos poetas nordestinos mais conhecidos do País. Patativa só passou seis meses na escola. Isso não o impediu de ser Doutor Honoris Causa de pelo menos três universidades. Não teve estudo, mas discutia com maestria a arte de versejar. Desde os 91 anos de idade com a saúde abalada por uma queda e a memória começando a faltar, Patativa dizia que não escrevia mais porque, ao longo de sua vida, 'já disse tudo que tinha de dizer'. Patativa morreu em 08 de julho de 2002 na cidade que lhe emprestava o nome.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
muito bom seu blogueiro
muito bom seu blogueiro
iugpjd nhidut jhnpbaueoijn ajoreuti rjtgjeigj uprjp[ikper9wojgp6809j k09586i-=4069-0 jblk jgpj gujgwi=kw[i6-0io,dflkgçjglmgpori-ek pei-okr´mrit ´pi0pwk´tpi í-0iyw´py[ iwi´pi-=0iyk´wiywikyíwm ´pw5ow-0io´wp96=0 oj6i-0i6-03i mj086860j gkjsóipu jpeutpw it-9w4itpojt0iwujplfv [
l´peotwk[oipojgkjgskj gopipofk oytioít poi-0iyóei-0ieí[w´k[éwit toi-w0eit6-woi-0w[ m5-i-r0 i-w0i w0i-0iwpkyiyojhkjsróiu woiyt-oi -o8ywojktw piuyowuij ypooutiw wei-93iut 5-9iweoit0itoky-oi95 iurotuj wprtuij oiutriutw tiuw0iru rpj0iewut0-w379ut-309ut09qw8utpokjgt0wij ituopijhgpiwuklhnpoighs oiguyeoihjt-0w oih9erthwoetohgçldkng~ladjg´pwej jpitj´p.
Decifra ai blogueiro,e até o final do curso a conta do marcão fica por minha conta,bjosssssss
Postar um comentário